Header Ads

test

STR Pantano Grande esteve presente no Encontro Unitário dos povos do campo, das águas, e das florestas

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pantano Grande - RS esteve representado no Encontro Unitário dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, através de seu dirigente Douglas Eralldo, que também representou a Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. O encontro realizado pela última vez em 1961 reuniu mais de 30 entidades durante os dias 20, 21 e 22 deste mês, e teve como tema central a urgência da reforma agrária no país, e as estratégias dos presentes para o enfrentamento do inimigo comum, o capital financeiro.


STR Pantano Grande defende a limitação da propriedade e denuncia a posse avassaladora das empresas estrangeiras nas terras brasileiras

Nos debates realizados durante o encontro, o enviado do STR Pantano Grande aproveitou o espaço no grupo de trabalho sobre acesso à terra para defender o limite da propriedade, e também denunciar o avanço das empresas e do capital estrangeiro na aquisição de terras com a anuência das lideranças políticas do país. "Em meu município a Celulose Rio Grandense, detém quase 16% da área de terras, grande parte delas adquiridas de pequenos agricultores oprimidos pela avanço da indústria de reflorestamento, muitas vezes pegando estes mesmos agricultores para explorar sua mão-de-obra como serviço assalariados, e geralmente com péssimas condições de trabalho", disse Douglas em seu discurso.

Trabalhadores Rurais dão um susto no governo, e segurança do Planalto é posta em cheque

O Encontro se encerrou no dia 22, após uma marcha que reuniu mais de 7.000 trabalhadores, que durante o percurso ameaçaram invadir o Palácio do Planalto, que além de pregar um grande susto ao governo, também evidenciou a fragilidade da segurança do principal espaço do poder executivo do país. Houve tumulto, e até mesmo gás lacrimogêneo e spray de pimenta chegou a ser usado contra os manifestantes. Não houve feridos no incidente, e após a pressão da grande marcha, um grupo de lideranças protocolou o documento construído durante o encontro. 

Nenhum comentário